quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dicas de Viagem na Europa - Resumão

Atendendo a pedidos, vou fazer um resumão de dicas de viagens pela Europa, claro que apenas dos lugares que já visitamos.
Espero que as dicas sejam interessantes também, porque podem ajudar a alguém que esteja planejando uma viagem. Então aqui vão as superespeciais dicas de Todo-Lugar:

Transporte
Avião: Na Europa existem muitas companhias de baixo custo e promoções de passagens. A dica é procurar no site Skyscanner. Pra quem já está um pouco mais familiarizado, pode entrar direto no site da Ryanair, que eu acredito seja a mais barata de todas e que atenda um grande número de cidades.

Trem: As passagens de trem variam de país para país, mas sempre existem algumas alternativas. Para brasileiros é possível comprar o Eurail, que é um bilhete que vale para inúmeras viagens em diversos países, dependendo da modalidade. Nós usamos um bilhete desses ano passado e foi muito legal. Para checar horários e conexões, acho que o melhor site é o da empresa alemã de trens, a DB, cujo link está aqui. Ônibus: Pouca gente sabe, mas existe um serviço confiável e interessante de ônibus entre as grandes cidades européias. Eu usei bastante em 2006, porque era mais barato e foi como fomos a Praga dessa vez. Os ônibus não são confortáveis como os do Brasil (executivos), os bancos são um pouco mais duros e reclinam pouco, mas se a viagem não for muito longa vale a pena, porque são sempre ônibus novos, com motoristas atenciosos e as paradas normalmente são nos centros das cidades. Aqui o link da Eurolines.
Hospedagem
No caso de não ter nenhum amigo morando na Europa para quem você possa pedir asilo, você vai ter que procurar um hotel ou albergue.

Albergue: Eu acho um barato ficar em albergues, porque você pode fazer muitas amizades e a atmosfera é completamente diferente de um hotel. Mas tem que ter espírito de mochileiro, porque na maioria das vezes tem que se dividir quarto e banheiro com estranhos. Sinceramente, não conheci ninguém que tenha tido algum problema de segurança em albergues, mas é legal ter um cadeado, já que muitos oferecem armários com trancas para você guardar suas coisas e ficar tranquilo. Sempre faço reservas pelo hostelworld, nunca tive problemas e meus lugares estavam sempre guardados quando cheguei ao albergue, por isso recomendo.

Hotel: Para quem já está mais cansado, ou quer algum conforto a mais (boa ideia para quem está viajando acompanhado), a melhor opção é o hotel. E achar um hotel na Europa é muito fácil, existem diversos sites especializados que fazem a reserva para você. Vou recomendar dois. O primeiro é o Expedia, que também é minha primeira opção. Reservei nossos hotéis de Istanbul, Luxemburgo, Berlin e Bruxelas através desse site. Atenção, porque o preço geralmente aparece em US dólares. O outro é o Booking.com, que traz mais informações e opiniões. Usei esse serviço para Praga e Amsterdam.
Outro site interessante para decidir qual hotel ficar é o TripAdvisor, que mostra hotéis em rankings e opiniões de viajantes.

Comida
Comer na Europa não é barato normalmente, principalmente se você for a um restaurante. E, apesar das diferenças com a comida brazuca, existem muitas delícias para se provar. Em alguns posts mostramos algumas comidas locais, e colocamos dicas de restaurantes, dê uma passeada pelo blog.
Em último caso, quando a grana tiver no fim, sempre vai ter um McDonalds ou Burger King com hamburgueres a 1 euro e uma barraquinha de Kebab na esquina (por volta de 2,50 euros).

Dica extra: na Alemanha e Holanda por exemplo, você paga um depósito por cada garrafa ou lata (varia entre 8 e 25 cents) e ao retornar em qualquer bar ou boteco, eles te devolvem o valor da garrafa. Só não vá ficar juntando garrafas e latas nos lixos para custear a viagem hein...

Dinheiro
A maioria dos países utiliza o Euro, então fica fácil uma vez que você tenha a moeda. Minha dica para quem vem do Brasil é ter o cartão de crédito internacional. Pela minha experiência, fica muito mais em conta pagar direto no cartão do que trocar moeda e pagar em dinheiro. E mais, eu ainda quase nunca troco dinheiro em casas de câmbio, chego no local sem dinheiro, normalmente procuro o primeiro caixa eletrônico e faço um saque direto no cartão de crédito (a maioria dos caixas aceita os cartões Visa e Mastercard), porque não se paga comissão e a taxa de câmbio costuma ser mais favorável. Em todo caso, é sempre bom dar uma pesquisada antes no valor das moedas dos países que se vai visitar. Para checar as moedas, pode usar diretamente o google: no campo de busca digite diretamente eur in brl (brl é o mesmo que Brazilian Real). Para outras moedas, troque o eur pelo código da mesma.

Agora, que já leu o resumão, pode checar as dicas específicas de cada local nos links abaixo. As dicas estão postadas nos comentários para evitar novos posts, então, role a página até o final e veja o comentário deste autor: Paulo.
Bratislava
Istanbul
Napoli
Amsterdam
Munique
Luxemburgo
Berlim
Bruxelas
Bruges
Budapest
Paris
Milão
Roma
Londres

Boa Viagem...

Nenhum comentário: