segunda-feira, 14 de junho de 2010

Brugge

Alô pessoal...
Como vocês devem ter notado, agora temos a nossa nova autora no blog, que não tem minha preguiça e traz posts frequentes pra vocês... Viva a Tatá...
Voltando aos assuntos corriqueiros, esse fim de semana, aproveitamos uma folga nas aulas e viajamos para a Bélgica.
O país, não é necessariamente o principal ponto turístico da Europa, mas possui interessantes atrações. Clama ser o inventor da batata frita, de ter as melhores e mais variadas cervejas do mundo, os melhores chocolates, tem muitas histórias em quadrinhos famosas (como os Smurfs e o Tintin) e outras coisas mais.
A primeira parada foi em Brugge, no noroeste do país. Muito concorrida e visitada por turistas por causa de livros e filmes que eu, me desculpem, nunca ouvi falar. Mas alguns amigos já tinham passado por lá e me disseram que era interessante, então, vamos lá.
Conhecida como a Veneza do norte, como muitas outras cidades com canais ao norte da Europa, Brugge, ou Bruges em francês, se desenvolveu por ter ligação com o mar e estar na rota do comércio flamengo no séc. XII. Porém, por volta de 1500, o porto se torna inútil e a cidade fica um pouco esquecida até ser redescoberta por turistas 4 séculos depois. A cidade é medieval e no seu centro vemos muitas igrejas e atrações. A praça central, Markt, tem a torre da cidade, Belfry de 83 metros, e prédios administrativos e comerciais da época medieval. A refeição local, batatas fritas com o ensopado de carne de flandres, a base de cerveja, comprada ao pé da torre.
A outra praça importante, Burg, tem prédios em diferentes estilos arquitetônicos e a basílica do sangue sagrado, que diz possuir uma reliíquia com o sangue de Jesus. Além disso, a cidade tem parques espalhados pelo centro antigo e suas ruas são muito bonitas para se caminhar, desviando das charretes com turistas. Os canais possuem um charme especial e paisagens de tirar o fôlego. Em Brugge também tem um Beguinário, local onde irmãs Beguinas, religiosas que ajudavam os pobres moravam. Porém, as Beguinas foram consideradas hereges em 1311, e então as mulheres se tornaram independentes da Igreja e eram toleradas graças a seu trabalho assistencial. No nosso passeio teve também chocolate, waffles, cervejas e outras coisas, que ficam pra depois.Até.

Um comentário:

Paulo disse...

Dicas de viagem - Bruges:
Em Bruges, ficamos em um albergue.
Estávamos querendo economizar um pouco e essa foi a opção ideal. Até porque, no centro medieval de Bruges não tem muito espaço pra hotéis e os albergues são a melhor opção. Ficamos no Hostel Lybeer.
Por 16 euros por pessoa em um quarto quádruplo sem banheiro, não tivemos a mais confortável experiência. Mas tenho que deixar claro que o staff do albergue sempre foi muito simpático, ofereceu diversas informações e organizou uma ida conjunta a um bar para aproveitar a noite (se bem que não gostei quando fecharam o bar do albergue mais cedo).
Pelo fato do prédio ser antigo, os quartos são pequenos e você acaba ficando amontoado. Os banheiros coletivos estavam na média, mas podiam ser melhores.
Enfim, é uma opção barata e se você não tiver muita frescura (ou buscar uma aventura) pode ser sua opção para dormir por lá.
Para se comer (e beber) recomendamos a cervejaria De Halve Maan. Significa meio homem, mas tem um restaurante muito confortável e muitas variáveis de cerveja feitas ali mesmo para se provar, com histórias atreladas a cada uma. Não deixe de visitar.
Para andar em Bruges prefira uma bicileta ou ande a pé. Descobrir o centro medieval é muito interessante, então leve um sapato confortável e boa viagem.