segunda-feira, 12 de julho de 2010

Munique

Bom, eu conheço Munique a 4 anos, desde a copa da Alemanha. E mesmo esse ano já visitei a cidade mais de 5 ou 6 vezes. Mas por ironia do destino, desde que a Talita chegou, a uns 40 dias, a gente não foi até lá (a estação de trem não conta). Então, quinta passada fizemos esse passeio que estava devendo. Munique é a capital do estado da Bavaria, e a terceira maior cidade da Alemanha. Já foi sede de olimpíadas e final de copa do mundo (veja o último post), e tem bastante história. Seu nome vem de monge, pois a cidade se ergueu a partir de um monastério. Bom, a principal atração é a Rathaus, ou casa da cidade, uma prefeitura de antigamente. Na sua torre, um relógio e o carrilhão com bonecos que dançam. A principal igreja da cidade é dedicada a Nossa Senhora, e uma fonte em sua frente é um bom local de descanso em dias quentes.Ali perto também, fica o Virtualienmarkt, que é como uma feira, com muitas tendas e lojas. Almoçamos por ali, e a Talita experimentou o joelho (cotovelo?!) de porco. Não sobrou muito no final. Como estava muito quente, era hora de ir até o parque, mas passando antes pelos jardins em frente ao antigo palácio real da Bavaria. O Englischer Garten é um dos maiores parques urbanos do mundo. No centro, a torre chinesa, com o biergarten abaixo é um ponto de parada obrigatória. As muitas mesas verdes do local recebem milhares de turistas. Nesse parque também, uma corrente de água que vem das montanhas passa por um canal e em um ponto forma uma espécie de onda onde os surfistas se divertem.
As pessoas também escolheram o parque para se refrescar nesse dia de verão. Dali, fomos então até a HofBrauHaus, um verdadeiro templo da cultura bávara e onde a cerveja é a principal atração. A casa funciona desde 1589, mas foi aberta ao público apenas em 1828, e isso ainda hoje é motivo para um brinde e música no local. Os garçons carregam muitas canecas de 1 litro de cerveja, inclusive as garçonetes, que se vestem com roupas tradicionais. Vai um pretzel (ou brezel) aí?Minha visão comum da Talita por aqui, com tantas cervejas para beber e bares para visitar. E acho que por essa vez é só. Até!

Um comentário:

Paulo disse...

Dicas de viagem - Munique:
A casa da Oktoberfest é a cidade da cerveja, mas tem muitas outras coisas interessantes como já relatado no blog.
Nossas dicas para Munique não são muito grandes, porque como moramos ali perto, quase não usamos hotel na cidade. Porém, com meus pais ficamos no hotel Hahn.
O hotel é aconchegante apesar do quarto e banheiro pequenos. Não tinha café da manhã incluso no preço mas tem uma padaria ao lado. Fica a uns 100 metros de uma das estações centrais da S-bahn então é de fácil acesso mesmo para quem está a pé. O ponto alto do hotel são os móveis antigos e a decoração que tem um toque rústico mas charmoso.
Para comer, o melhor é o que já recomendamos nos posts: Hofbrauhaus e o Virtualenmarkt.
Para andar em Munique, a melhor forma é o metrô ou as linhas de S-bahn (trem rápido), com inúmeras conexões. Fique atento para a possibilidade de comprar um bilhete de grupo se você não estiver sozinho. Fica muito mais barato. Dê uma olhada aqui, no site da MVV.