quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Up! - Madonna di San Luca

Não é o novo filme da Dysney mas o nosso programa do fim de semana. Sem sair de Bologna, visitamos a basílica da Madonna di San Luca. O santuário é um local que abriga igrejas a mais de mil anos, no alto do monte della Guardia, um pouco fora do anel central da cidade antiga. O monte tem 300 metros de altura e pode ser visto de boa parte da cidade. A construção atual é de 1723.
A madonna é uma imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus em estilo ortodoxo. A lenda diz que um monge grego, em visita a Constantinopla recebeu a imagem de presente, e que seria uma obra de São Lucas, o Evangelista. Sob a imagem havia o escrito que deveria ser colocada ao altar da igreja do monte della Guardia. O monge então empreendeu uma jornada em busca do tal monte e depois de andar por todo o mundo e não o encontrar, deciciu ir a Roma. Lá, encontrou-se com um embaixador bolognese que lhe disse conhecer o monte e a igreja sobre ele. Então escoltou o monge eremita que pode cumprir seu objetivo e a imagem chegou ao santuário.
É protegido pela Unesco por ter uma arcada de acesso coberta, composta por 666 arcos que se estende por 3,7 km. Foi construída para proteger a imagem durante procissões. E foi por aí que nós subimos os 300 metros de altura, pelo caminho de 3,7 km.
A subida varia trechos de escadas, rampas e passarelas, em cujo caminho estão os mistérios do rósário.
A vista vale a subida.
Chegar ao topo exige grande esforço, mas uma penitência de vez em quando não faz mal, né?

Nenhum comentário: