sábado, 1 de janeiro de 2011

Bratislava

Ainda no passado ano de 2010, fizemos algumas coisas que vão aparecer por aqui no blog. Uma delas foi uma pequena viagem que fizemos até a capital da Eslováquia, Bratislava. Viena e Bratislava são as duas capitais de país mais próximas do mundo, desconsiderando o Vaticano que é dentro de Roma, e estão a menos de 60 km de distância uma da outra. A cidade tem sua história confundida com o novo país, que somente se tornou independente em 1993. O principal povo é o eslavo e Bratislava é sua cidade maior desde o século IX. O principal ponto turístico talvez seja o castelo que dá nome a cidade e fica numa colina, as margens do rio Danúbio. A colina é habitada desde a idade do Bronze, mas a fortificação em pedra é da época do Reino da Hungria. Do castelo se vê a ponte Nový Most com um restaurante na torre, e símbolo moderno do país.

A cidade não é muito grande e muito menos movimentada nessa época fria, então nosso passeio pelo centro histórico foi muito interessante, sem muita gente nas ruas. Chamam a atenção algumas estátuas de bronze espalhadas pelo centro como esse soldado napoleônico e o homem do bueiro. O palácio Grassalkovich é a residência do presidente do país, mas foi casa de outros nobres importantes durante o passado. O guarda nacional eslovaco. No fim, não há tanto para se ver, mas a cidade é agradável. Com esse frio todo, visitamos 2 restaurantes, com boa comida e cerveja muito barata e de qualidade, então: Saúde!

Um comentário:

Paulo disse...

Dicas de viagem - Bratislava:
Bratislava pode ser visitada no verão através de vôos baratos da Ryanair de diversos destinos dentro da Europa, porém a maneira mais fácil de se chegar a capital eslovaca é por Viena. De Viena, pode-se comprar um ticket de trem que se chama Euregio Bratislava, que vale para ida e retorno em até 4 dias. A viagem dura menos de 2 horas eo ticket sai por 14 euros. De ônibus pode ser ainda mais barato mas a facilidade do trem é um atrativo.
Na cidade, como não passamos a noite, não podemos recomendar nenhum hotel ou albergue, mas comemos em bons restaurantes. Em geral a comida não é tão barata, talvez um pouco menos que Viena, mas sempre em Euros. A Eslováquia adotou o Euro alguns anos atrás.
A dica vai para quem gosta de cervejas, são muito baratas e de boa qualidade. Só não recomendo a Hubertus dunkel, uma cerveja muito doce, que não gostei nem um pouco.
Mais info aqui: Bratislava