sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bruxelas

Enquanto não sou rápido e posto as nossas viagens, a Talita vai preenchendo o blog com nossas coisas cotidianas. Acho que está melhor assim, né?!
Voltando ao fim de semana passado e a nossa viagem para a Bélgica, faltou falar de sua segunda parte, a nossa estada em Bruxelas, a capital do país.
Diz-se que é difícil associar Bruxelas com alguma coisa em especial, como se faz com Veneza e os canais, Paris e a torre Eiffel, porque na cidade belga há muitas coisas, como Art Noveau em cada esquina, a sede da União Européia, as cervejas, os chocolates, os desenhos em quadrinhos e muito mais.
Bom, comecemos pela história. Bruxelas foi fundada por um dos descendentes de Carlos Magno como uma fortaleza. A cidade se desenvolveu a partir disso e se tornou a capital do país e apesar de por quase toda sua história ser um local onde se falava holandês, nos últimos séculos, passou a ter o francês como língua dominante. Sobre os locais turísticos, o que mais se destaca é sem dúvida a Grand-Place (ou Grot Markt, dependendo da língua oficial que se queira usar).Patrimônio da Unesco abriga prédios com o melhor da arquitetura belga dos séc. XIV e XVI, com destaque para a câmara municipal.Por vezes, ainda há mercado na praça, que hoje vive sempre cheia de turistas. Ali perto, uma estátua pequena e talvez sem graça chama muita atenção dos turistas. O Manneken Pis, é uma das atrações de Brussels.Como dá pra ver, agora é tradição vestir o bonequinho com roupas diferentes. Outro local interessante é a Place Royal, um conjunto de atrações na verdade. O palácio real é uma delas. O parque de Bruxelas também é por ali, com caminhos entre gramados e fontes (e estátuas??!!). Não muito longe dali, também fica a catedral de S. Miguel, a igreja nacional da Bélgica. Os vitrais internos são muito bonitos. Outro local interessante é o Palais de Justice, que por muito tempo foi o maior prédio do mundo. Fica na praça Poelaert, num dos pontos mais altos da cidade, com uma vista linda.Um pouco longe do centro, fica o parque de exposições de Bruxelas, onde foi realizada a exposição universal de 58, para qual foi construída a estrutura do Atomium, que hoje é um cartão postal da cidade. Também visitamos o jardim botânico com suas plantas diferentes e flores por todo lado, junto a fontes e estátuas de animais.Nesse fim de semana que conhecemos a Bélgica, começou a copa e o ânimo das pessoas estava em alta, e por sorte até teve um happy hour coletivo com música perto do nosso hotel, que pudemos aproveitar um pouquinho. Mas ainda teve todas as cervejas, chocolates e outras coisas, que virão ao seu tempo no blog, então até a próxima.

Um comentário:

Paulo disse...

Dicas de viagem - Bruxelas:
Foi em Bruxelas que fizemos o melhor negócio em hotéis até agora. Pelo site do expedia, achamos o Four Points que é um hotel 4 estrelas. Pagamos cerca de 65 dólares por um quarto duplo sem café da manhã. Mas o hotel era maravilhoso (para nosso padrão de budget-mochileiro). Quarto gigante, cama king size, banheiro com banheira, sistema de TV com acesso a internet. Muito bom.
Porém, por ser um hotel corporativo, o staff é sempre muito formal e não ofereceu muitas dicas de turismo barato para nós. Uma coisa legal foi que como optamos pela não-troca de toalhas e roupas de cama de um dia para o outro (ficamos lá 2 noites), ganhamos um bônus para o bar do hotel e eu aproveitei para tomar umas cervejas belgas enquanto assistia um jogo da copa.
A localização não era o ponto forte, um pouco afastado do centro turístico (meia hora), mas não nos perdemos e chegamos fácil, de tram depois do metrô.
Fomos de trem, e aqui uma dica a mais: Bruxelas tem 3 estações principais (Sul, Norte e Meio), fique de olho em qual você deve descer.
Em 2006, quando fui a Bruxelas fiquei também num albergue, o Jacques Brel, e apesar da informação desatualizada eu gostei bastante. Tem um bar interessante e os quartos eram limpos e confortáveis. Outro ponto positivo é que fica mais perto do centro, a algumas quadras do Jardim Botânico.