sexta-feira, 28 de maio de 2010

Buda Pest

A capital da Hungria nem sempre foi uma só cidade. Antes de 1849 era separada pelo rio Danúbio em duas, Buda, na margem direita, e Peste, na esquerda. Budapeste é a maior cidade da Europa Central, com cerca de 2 milhões de habitantes e tem origem em uma cidade romana do primeiro século, chamada Aquicum.Nesse último feriado de Pentecostes, fomos visitar a cidade, eu e mais 3 amigos e conhecer um pouco da cultura e do povo húngaro. Aqui, pulamos de alegria na praça dos heróis.O principal ponto da cidade é sem dúvida o rio. O Danúbio é o maior rio da Europa e corta a cidade. As principais atrações turísticas se encontram em volta dele. Grande importância tem S. Estéfano, primeiro rei da Hungria cristã, e sua igreja é a maior da cidade.Na beira do rio, também ficam o parlamento, o maior prédio no seu estilo em toda Europa, e um dos grandes mercados municipais, no lado Pest.
O mercado em dia de movimento.
As pontes que cortam o rio, são a alma da cidade, e foram responsáveis por unir as duas partes. A mais famosa é a ponte das correntes, a primeira a ser construída sobre o Danúbio.
Do lado Buda, ficam outras atrações, como o palácio real, da época dos Habsburgos.A igreja de S. Mathias, e seu telhado de azulejos que refletem o sol durante a tarde, dando a aparência de ter um telhado de prata.Ainda deste lado, fica a Citadela, um pequeno monte de onde se avista toda a cidade, e onde havia uma fortaleza. Hoje, uma estátua no local, lembra ao povo da liberdade conquistada.Vista da cidade. Citadela a noite.
Um pouco ao longe do rio, também existem outras atrações interessantes, como a Opera House, museus de arte e outros castelos menores. Uma que visitamos foi o museu do Terror. Esse local conta a história do sofrimento do povo durante os dois períodos de oucpação, pelo partido nazista, ao fim da II guerra mundial e em seguida pelo partido comunista. Budapeste tem também o mais antigo sistema de metrô da Europa continental. E o serviço funciona bem em todas as 3 linhas. Mas Budapeste, também é muito famosa por suas águas termais e existem diversas termas espalhadas por toda cidade. Nós experimentamos a de Szechenyi, que nos aconselharam ser a melhor. Foi uma experiência relaxante depois de tanto turismo e caminhadas.Pra finalizar, algumas fotos da cidade a noite, com toda a beleza das iluminações especiais dos monumentos.
Era isso, agora México, China, Equador e Brasil descansam um pouco e mandam um até logo. Szia!

Um comentário:

Paulo disse...

Dicas de viagem - Budapest:
Em Budapest estive com 4 amigos e ficamos em um albergue. Isto é, quase.
Fizemos nossa reserva nesse albergue mas como tínhamos escolhido um quarto privado, nos mandaram para outro prédio. Tudo bem, o quarto era muito bom, totalmente novo, com camas grandes e confortáveis, um excelente banheiro e acesso a uma cozinha nova e equipada no prédio. A localização era boa, bem próximo ao mercado municipal. Foi como se tivéssemos alugado um apartamento novo e mobiliado só para nós.
Por 20 euros por pessoa por noite, foi um bom preço e aproveitamos bem a cidade e o quarto que nos deram. A única pena foi não podermos ter contato com os demais hóspedes que estavam no albergue.
Budapest tem o metrô mais antigo da Europa e funciona até bem, mas ainda faltam umas estações. Táxis não são tão caros e podem ser uma alternativa a noite e caso você se perca.
Fomos de trem e aqui fica a dica para se orientar em qual estação você está chegando, pois há mais de uma espalhada pela cidade.