terça-feira, 9 de novembro de 2010

Napoli

Bem, como já disse em outro post, meus pais estiveram passeando pela Europa e eu fui com eles a alguns lugares que conhecia pra ajudar no turismo, como Munique e Roma. Mas fomos juntos também até Napoli. Nápoles, em português, já foi grega, romana, bizantina, fez parte da Sicília, do reino de Aragão, da Sardenha e finalmente da Itália. A cidade costeira no centro-sul da Itália é a segunda casa de Maradona, que nos anos 80 levou o time local a títulos e conquistas inesquecíveis. Mas é também famosa por suas pizzas e seus gelatos e também por ser um importante porto local. No porto pudemos ver grandes navios, como o Queen Elizabeth e o MSC Fantasia. Grandinho, não? Aqui na entrada do porto, ou Molo Angioino e atrás, o mar Tirreno. Olhando de volta a cidade, vemos uma construção interessante, um complexo monástico, no alto do morro. Bem perto por ali, fica o Castel Nuovo, construção do séc. XIII e também conhecida como Maschio Angioino. Subindo um pouco mais a colina, fica a Galeria Umberto I, um antigo local de compras com bastante estilo. A catedral da cidade, ou Duomo é dedicada a San Gennaro.
Porém, nem só de belezas e grandes lugares são feitas as viagens. Ir até Napoli quase foi um péssimo negócio. Descobrimos que talvez o ponto positivo da cidade seja servir como base para viagens até Capri, Pompéia ou o monte Vesúvio, e não oferecer lugares interessantes por ali mesmo. Além disso, como o mundo todo sabia, havia uma greve dos lixeiros em Napoli e apesar de terem começado a limpeza, a cidade ainda estava imunda. Muito lixo pela rua. Mas, no fim, apesar dos pesares, comi uma boa pizza, tomei um bom sorvete e conheci mais um lugar. Valeu a pena!!!

Um comentário:

Paulo disse...

Dicas de viagem - Napoli:
Como escrito no post, Napoli não me agradou muito, mas mesmo assim acho que vale uma visita, nem que seja para comer uma pizza e tomar um gelatto. São algumas horas de Roma, dependendo de quanto você queira gastar na passagem de trem (por 10,50 euros demora 2h39m, de Frecciarossa 1h10m por 44 euros).
FIcamos no Best Western Hotel que tem um bom serviÇo e café da manhã, apesar de quartos um pouco pequenos, mas na Europa isso é o mais comum. Os preços de baixa estação são muito baratos e vale a pena um hotel um pouquinho melhor.
Minha dica principal é ir a Galeria Umberto e apreciar um pouco de civilidade nessa cidade maluca. A gelatteria de lá é uma maravilha também.
Não deixe de passear pelo porto e ver os grandes navios ali atracados.