sábado, 3 de julho de 2010

Berlin

Berlin, Haupstadt ou capital da Alemanha. A cidade cheia de história foi capital de diversos governos e reinos alemães. Tanto para se falar e tanto para olhar nos deixou com um fim de semana cheio de boas experiências com a companhia de amigos brasileiros e noruegueses. O ponto principal da cidade, o portão de Brandemburgo, resistiu a 2 guerras mundiais e também era incorporado ao muro de Berlim.Hoje, é um símbolo nacional e uma grande atração turística.O símbolo da cidade é um urso, e como em Freising, eles estão espalhados por todo lado. Na região central da cidade, fica a Potsdamer Platz, onde novos prédios de arquitetura moderna foram erguidos nos terrenos vazios que sobravam em torno ao muro. Um pedaço dele aqui separa eu da Talita em Leste e Oeste.Um dos prédios é o Sony Center com sua cúpula e prédios envidraçados.O Reichstag, ou o prédio do parlamento alemão foi construído aind no séc. XIX e foi sede do governo do país por muitos anos. Na Alemanha pré-nazista foi incendiado, abandonado e depois fortemente bombardeado durante a guerra. Como Berlin não era capital da Alemanha Ocidental e o prédio fica desse lado, foi restaurado e usado apenas para exposições até a reunificação, quando novamente passou a ser a sede do parlamento.O grande gramado em frente ao Reichstag é bom também pra um descanso em dias quentes.Na Alexanderplatz, do lado oriental, o governo comunista construiu uma torre de comunicações e tv que até hoje está lá e agora é um símbolo de toda a cidade. Com 368m de altura pode ser vista de quase toda a cidade.Na Alexanderplatz também fica o relógio mundial, com horas em todos os fusos horários. O domo de Berlim, fica numa ilha do rio Spree, a mesma dos museus.Do tempo da cidade dividida, ainda há poucas lembranças. Uma delas é o checkpoint Charlie, local de saída/entrada da área de controle americano. Outra memória dessa época triste para a cidade, onde seus moradores não podia se encontrar é a East Side Gallery, o maior pedaço restante do muro. É uma galeria a céu aberto onde artistas do mundo todo pintam uma parte do muro. Os motivos são variados, mas muitos ainda relatam o tempo da cortina de ferro e divisão do mundo. Esse era um Trabant, o carro da DDR. Vista do muro.Ainda tem mais de Berlim, mas deixa pro próximo post. Tschüss!

Um comentário:

Paulo disse...

Dicas de viagem - Berlin:
A capital da Alemanha é fascinante. E aqui vão nossas dicas.
Como existem coisas para se ver e fazer em toda a cidade, acho que a exata localização do hotel não é tão importante. Nós ficamos perto da Kurfürstendamm, uma rua comercial muito importante e não muito longe do Tiergarten.
O Mark Apart Hotel foi uma ótima escolha. Por menos de 130 reais por noite, ficamos nesse hotel 3 estrelas, bem localizado e com um quarto gigantesco. Muito confortável. O pessoal da recepção sempre foi amigável e nossa estadia foi muito feliz, mesmo sem café da manhã. Recomendamos!! Para a falta de café, haviam diversas padarias próximas ao hotel.
Em Berlin, metrôs e ônibus ajudam na locomoção e os bilhetes de grupo e diários são as maneiras mais simples e baratas de usar o transporte público.