terça-feira, 20 de julho de 2010

Amsterdam

Amsterdam é a principal cidade da Holanda. É também uma das capitais do país, posto que divide com Haia. Seu nome vem de uma barragem (Dam), no rio Amstel, e sua principal característica são os canais que cortam a cidade. Amsterdam não possui tantos monumentos históricos como outras principais cidades européias, mas tem um charme especial. Entretanto, a cidade possui muitos e bons museus. Acima o Rijksmuseum com obras dos prinicipais artistas holandeses de diversas épocas. A museumplein é uma praça que reune alguns desses museus, como o Van Gogh. Abriga também o Councert-Gebouw, ou casa de concertos, onde se fazem shows de música e óperas. A cidade também tem história relacionada ao comércio, forte desde os tempos das companhias de navegação holandesas. Os mercados da cidade são famosos e importantes, como o Albert Cuyp Markt, uma feira onde se acha de tudo para comprar na rua, desde caranguejos vivos a roupas e artigos Made in China. Outro ponto interessante é o Bloemenmarkt, ou mercado das flores. Localizado a beira de um canal, as lojas são especializadas em sementes de flores, bulbos de tulipas e flores da estação. Porém nos dias de hoje, acredito que os comércios que mais atraem turistas para a cidade são os considerados politicamente incorretos em outros lugares. No Red Light District, além das famosas moças nas vitrines (que não gostam de ser fotografadas), as coffeshops oferecem drogas leves para consumo no local. O ponto central da cidade é a Dam, uma praça onde ficam o monumento nacional e o palácio real (infelizmente em reforma) e onde todos os turistas se concentram. Para relaxar, os moradores de Amsterdam vão aos parques da cidade, e um deles é o Vondel Park. Com muita área verde e canais de água artificiais é um ambiente onde os holandeses se reúnem, fazem churrascos e piqueniques. Ali também, para relaxar, as vezes é preciso enfrentar uma Witbier. A cidade tem por símbolo o XXX, que está espalhado por todo lugar, como nos postes de luz. E nessa ponte, onde o vento que pasava faz entender porque a Holanda é conhecida pelos seus moinhos de vento. Amsterdam ainda tem outros pontos interessantes, como a primeira cervejaria da Heineken, a casa de Anne Frank e o museu cinetífico Nemo, que parece um grande navio verde. A estação central também é uma construção com arquitetura diferente. Mas para terminar coloco algumas fotos da arquitetura da cidade, casas que parecem feitas para serem apreciadas, e também as casas-barco nos canais. Ah, não dá pra não falar das bicicletas, item obrigatório para todo holandês, reveja as fotos e veja que elas aparecem na grande maioria. Tot ziens!!

2 comentários:

Anônimo disse...

matou a saudade da holanda e da heineken e das bicicletas né bjs mamae

Paulo disse...

Dicas de viagem - Amsterdam:
A capital holandesa é um lugar a parte no mundo. Muita história e coisas antigas e muita festa e loucura também.
DOrmir em Amsterdam é muito caro, mesmo os albergues tem preços altos e vou deixar um link aqui de uma rede de albergues que fiquei em 2006, e que eram muito bons, acredito que ainda ofereçam um serviço de qualidade. Chama-se StayOkay.
Na nossa visita em 2010, ficamos no hotel Sander, que fica na região dos Museus. Pagando perto de 70 euros por um quarto duplo, não tinha muita frescura, mas era até confortável e com café da manhã simples. Fica longe da estação central, o meio mais fácil de se chegar até ele é por tram, e ainda assim você caminha uns 150 mt. Se você tiver muita bagagem, procure outro hotel ou considere um táxi.
Para comer, nem me arrisco a uma opinião. Amsterdam tem tantas opções que a exploração é a melhor saída. Mas prepare-se, comer também não é muito barato (bom, sempre existem McDonalds, Burger Kings e kebabs nas ruas).