terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Artistas de Rua

A Europa tem uma relação antiga com artistas das mais variadas artes. Remetem aos tempos medievais com os poetas, bardos e bobos da corte. Hoje em dia, como a maioria das grandes cidades européias é um enxame de turistas, artistas de rua são muito comuns e buscam oferecer alguma distração em troca de alguns trocados. Quer dizer, de grão em grão a galinha enche o papo, e eu acredito que muitos ganham muito mais dinheiro que trabalhadores formais. Mas hoje vou mostrar alguns dos artistas que encontramos pelo nosso caminho e que chamaram a atenção de uma forma diferente.
O primeiro foi um whirling devishe, bem no mercado Portobello de Londres. Estava um pouco deslocado, porque são comuns em Istambul e não na Inglaterra. Mas se bem que esses daí pareciam mais ciganos do que turcos. Esses malucos ficam girando por horas sem parar nem cair.
Em Regensburg descobrimos a dupla dinâmica abaixo. O patrão só ficava sentado com um lenço no pescoço, enquanto o pobre empregado tinha que tocar a caixa de música, e chamar a atenção dos passantes.
Nos castelos de Füssen, um resquício da época medieval e um tocador de instrumento esquisito com uma música mais ou menos fazia sucesso entre os turistas. A menção honrosa fica pra essa idéia que não estava na rua, mas sim no Motorshow de Bologna, mas quem toca Rock n' Roll com uma banda inteira dentro de uma Kombi pode muito bem fazer sucesso na rua também. A nota negativa vai pra esse artista de Berlim. Tudo bem que ele está todo prateado para parecer uma estátua, mas não requer nenhum esforço ser artista desse jeito. Aposto que não ganhou muitas moedas, a não ser dos tontos que se identificavam (claro que eu não fui um desses). Agora o meu preferido é ainda da minha viagem de 2006. Foi flagrado em Bruxelas na Bélgica e eu logo disse que descobri o que o Papai Noel faz enquanto está desempregado até o próximo natal. Toca Rock na rua!!

No more, no more, no more, no more...

Nenhum comentário: