segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Viena da Música

Viena é conhecida como a Cidade dos Músicos, famosa pelas óperas e valsas. Aqui nasceram grandes escritores e compositores como Franz Schubert e Strauss e abrigou na sua corte Mozart e Beethoven. Quem não conhece a mais famosa valsa do mundo, o Danúbio Azul?
Aproveitando esta deliciosa oportunidade de morarmos aqui fomos conferir um pouco do que a cidade nos oferece.
A Ópera do Estado de Viena, ou Staatsoper, fica bem no centro da cidade e é um ponto turístico famoso. Foi inaugurada com uma apresentação de Don Giovanni, de Mozart, na presença de Franz Josef e Sissi, em 1869.
O prédio resistiu a quase toda a II guerra mundial sem sofrer danos, mas em 1945 foi bombardeado e parcialmente destruído. Ao fim da guerra, esforços de reconstrução levaram o local a aparência que apresenta até hoje.
Os ingressos que em geral ficam acima dos 100 euros variam de acordo com o local do assento. E uma dica interessante para quem viaja com grana curta e gostaria de visitar o local, é que existe a venda de lugares em pé (stehplatze), a partir de meros 3 euros. Todo dia, 2h antes dos espetáculos o caixa para esses lugares é aberto e geralmente se vê uma fila de estudantes e turistas querendo uma entrada barata para o show.
Nós fomos a um ballet, e pegamos um assento barato, no último andar. Chegamos mais cedo para apreciar o lugar e tirar algumas fotos. O camarote central, era ocupado pelos imperadores, durante a exibição dos espetáculos.
Assistimos uma peça de ballet, de um coreógrafo tcheco, chamada Schritte und Spurren. Durante a apresentação não podiamos fotografar, já no final, os bailarinos recebendo o aplauso do público.Fomos também assistir a um concerto no Musikverein. O prédio pertence a uma associação chamada Gesellschaft der Musikfreunde - Sociedade dos Amantes da Música. As diversas salas foram construídas ao fim do séc. XIX, sem a atual tecnologia sobre acústica, mas são consideradas entre as melhores do mundo. Diz-se ainda que um músico profissional deve ter tocado na sala dourada para ser considerado. Aqui também, no 1° do ano, dá-se o concerto de ano-novo da filarmônica de Viena, a orquestra residente e os ingressos são esgotados com um ano de antecedência.
Nós estivemos lá para conferir a Orquestra Filarmonica de Los Angeles que estava se apresentando sobre a regência do maestro Gustavo Dudamel.
A sala dourada é considerada com a melhor acústica do mundo. Aqui os ingressos em pé também estão disponíveis, e o preço depende da sala e do concerto. Pagamos 6 euros pelo nosso.
Não sou uma apaixonada por música clássica, mas quando você está na pláteia é outra coisa, todo aquele ambiente, aqueles instrumentos vibrando nos contagia! Ouvimos sinfonias de Adams, Bernstein e Beethoven e foi maravilhoso.
Agora só falta nós irmos em uma ópera, mas já estamos planejando, e assim que formos mostramos aqui no blog.

Nenhum comentário: