domingo, 14 de agosto de 2011

Cinque Terre

Uma das maravilhas da Itália são as chamadas cinco terras. Essas cinco pequenas cidades na Liguria, próximas a Genova, são verdadeiras jóias incrustadas nas montanhas a beira do mar. De leste para oeste, as cinco são Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al mare. As cidades são ligadas por trem, barco e por trilhas que hoje são protegidas por um parque nacional e pela UNESCO, sendo um patrimônio da humanidade. Sem a possibilidade de trânsito de carros, o local é tranquilo e atrai vários turistas europeus. Os barcos param perto das cidades e descarregam os turistas ali mesmo, sem precisar de portos especiais. Porém, devido ao tamanho de cada cidade, nem tantos turistas podem ser acomodados por lá, fazendo o passeio um pouquinho exclusivo. A água azul quando vista ao longe e cristalina por perto, mostra as belezas das praias de pedras. Nas pedras, muitos também passam o dia ao sol e malucos fazem saltos de pedras altas. Riomaggiore é a primeira cidade e onde passamos mais tempo.Dali até Manarola, a trilha a beira do mar é chamada de Via dell'Amore e com 1km só toma 25 minutos para ser percorrida. Manarola, também a beira do mar possue um rio canalizado, que passa por baixo das ruas da cidade e muitos vinhedos para produzir um famoso vinho local. O caminho entre Manarola e Corniglia estava fechado por um deslizamento de terra, então para evitar um caminho subindo a montanha, fomos até lá de trem. Para atinigir o centro de Corniglia, deve-se subir 382 degraus de escada, já que essa é a única das 5 cidades que fica no topo de um morro e não a beira do mar. Aqui, Corniglia vista da trilha. Dali, voltamos a trilha e fizemos os 4 km entre os caminhos rochosos em 1h30m. Para quem já estava caminhando o dia todo, a trilha é bem cansativa (mais ainda pra alguém que fez a trilha de saia e havaianas), mas as paisagens e as vistas valem a pena. Em Vernazza, ficamos um tempo na praia para relaxar. De Monterosso, vimos apenas ao longe a cidade que é a mais plana de todas. Na foto abaixo de Vernazza, pode ser vista ao fundo. Como ficamos em Riomaggiore, foi ali que aproveitamos mais. A praia de pedras tem uma água muito gostosa para o banho. Apesar de não ser tão confortável para se deitar e tomar sol como praias de areias tem vários pontos positivos, como a limpeza da água e de todo o seu material de praia. Pra finalizar, duas fotos que achamos muito bonitas. A primeira, do por-do-sol de Riomaggiore. E essa, da lua cheia, refletida no mar, ao lado da cidade iluminada. Até a próxima e viva o verão europeu...

Aline Fernandes disse...

que imagens lindas! dá até vontade d conhecer!!!