sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Nunca vai acontecer comigo

Nunca vai acontecer comigo...até que acontece.

Por causa do atraso do meu vôo, perdi minha conexão e a companhia aérea perdeu minha mala.
Não é uma sensação muito boa, ver aquele tanto de mala desfilando na esteira e nada da sua aparecer.

Google images.


Como proceder quando isso acontece?
Ainda no desembarque você deve procurar o balcão da cia. aérea ou como no meu caso, o balcão do aeroporto Lost and found, para fazer o R.I.B (Relatório de Irregularidade de Bagagem) ou P.I.R (Property Irregularity Receipt). Para preencher esse relatório você deve ter em mãos o comprovante de despache da mala e os bilhetes do vôo, por isso é importante não se desfazer ou sumir os mesmos, no meu caso foram 4 voos.
É importante ter um número de contato e/ou um endereço onde vai ficar, (hotel, casa) ou qualquer endereço para eles entregarem a mala, caso ela apareça.
Depois de preenchido esse formulario a companhia aérea pede um prazo de 21 dias para vôos internacionais e 30 dias para vôos nacionais para encontrar a mala. A mala só é dada como perdida/extraviada depois de 30 dias e se isso acontecer deve-se ir atrás da cia para uma indenização.
Com a ocorrência feita e com o número do protocolo você consegue monitorar a situação que se encontra a procura pela sua bagagem pelo link da World Tracer. Esse é um link mundial, mas em geral, pelo site da cia. aérea também consegue achar essa informação.
Depois é sò cruzar os dedos e esperar que a "perdida" apareça.
Com a mala perdida, como se faz para trocar de roupa e viver até que sua mala apareça?
Se você não é uma pessoa precavida, é melhor começar a pensar que isso também pode acontecer com você, e levar na bagagem de mão alguma peça de roupa e coisas de higiene pessoal.
Pode-se acionar o seguro de viagem caso tenha um e pedir a Assistência de gastos por demora de bagagem. No caso do meu seguro eles me auxiliam com 120 euros para compras com roupas, sapatos e produtos de higiene pessoal. Eu comprei o que precisava e guardei os recibos que serão enviados para futuro reembolso.
Para proceder com um pedido de reembolso por gastos por demora de bagagem:
- recibos originais dos pagamentos das despesas realizadas com artigos de primeira necessidade;
- cópia da reclamação aberta no aeroporto (PIR);
- anexá-los a uma carta onde conste um breve relato do que aconteceu + o número do voucher do cartão de assistência em viagem + os dados bancários completos para o depósito + telefones e/ou email para contato.

Minha mala demorou 5 dias para aparecer, confesso que ja estava ficando nervosa só de pensar que nunca mais ia ver minhas coisas e toda a dor de cabeça para receber a idenizaçao do seguro e da companhia aérea, porque isso pode muito bem acontecer, né?
Veio cheia de etiquetas de reenvio, como do dia que era pra vir e não foi embarcada.Espero que isso nunca aconteça com vocês, mas se caso acontecer já têm alguma noção de como proceder.

Um comentário:

Bit disse...

Acho que não tem coisa pior do que ver aquele monte de mala e a sua não aparecer. Sei como é Talita.... hehehehe mas ainda bem que chegou. Estamos chegando daqui uns dias, saudade dai jah hehehehehe bjo pra vcs....