sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mônaco... ou Montecarlo?

Na verdade, Monte Carlo é apenas uma das regiões que compõem o principado de Mônaco, portanto para chamar toda a cidade é melhor falar Mônaco. A curiosidade fica por conta da língua italiana, onde Monaco é também o nome dado a cidade de Munique, então para evitar a confusão diz-se sempre Monaco da Baviera ou Monaco Montecarlo.
Pois bem, o principado, é um micro estado independente, confinado dentro da França e só é maior que o Vaticano, entre todos os países independentes. É governada pelo príncipe, sua Alteza Sereníssima Albert II, que vai se casar esse ano, no dia 02 de julho, com muita pompa, mas ainda assim será apenas o segundo casamento de príncipe mais famoso do ano.
A economia baseia-se principalmente nos jogos de azar (cassinos) e no turismo de elite. A cidade fica em um monte (leia-se morro, colina, montanha) a beira mar.
Agora vamos ao que interessa, ou seja, a minha visita. Estive em Mônaco para acompanhar o Grand Prix de fórmula 1, mas estive dois dias na cidade. Essa corrida tem uma particularidade, não há treinos de fórmula 1 na sexta feira, apenas pequenas corridas pela manhã, de fórmula Porsche e GP2, com ingresso gratuito a todos os setores e posterior abertura da pista. É com certeza a forma mais fácil e barata de se envolver no espírito da fórmula 1, pois estando ali você pode caminhar por tudo e ver todo o circuito de graça.Assim, assisti de um ótima posição a corrida de GP2, das tribunas da piscina.
Dava uma ótima visão dos boxes também.
Pude ver os mecânicos trabalhando na Ferrari do Massa.
E mesmo sendo menos potentes, os carrinhos aceleram e fazem barulho.
O interessante é que não tem boxes fixos para as equipes, assim todas elas tem seu trenzinho com as parafernálias que levam embora depois da corrida.
Em seguida, na abertura da pista fiz todos os 3340m do circuito a pé, entendendo onde se podia acelerar ou onde as curvas eram mais fechadas. Pude ver também pontos turísticos, como o cassino de Monte Carlo.
O hairpin do Grand Hotel, onde acontecem acidentes devido a pilotos apressadinhos (não é, Mr. Hamilton??).
Na sexta, também passei pelo porto e vi alguns dos mais luxuosos iates particulares do mundo.
Andando por ali, percebe-se como existem muitos bilionários no mundo.
Agora sobre o domingo... Muitos de vocês viram na TV, a corrida foi emocionante com acidentes, paralizações e vitória do Vettel no final (como sempre, nesse ano). Mas existe toda uma experiência para relatar. De princípio, imaginei que poderia assistir a corrida sem um ingresso, apenas ficando em algum ponto da cidade, mas ao pesquisar o assunto descobri que toda a visão da pista é coberta e fica realmente visível apenas aos locais desejados, onde se cobra ingresso. Todas as arquibancadas são então montadas em estruturas móveis.
Eu, então comprei o mais econômico (melhor que dizer barato, né...), que fica num setor chamado Rocher. Diz-se que é o ingresso mais barato de todos os GPs, fica por volta de 70 euros. Mas Rocher quer dizer Rochedo, isto é, não era uma tribuna ou arquibancada, era um morro, bastante íngreme com vista para a pista, mas que apenas pessoas com ingresso poderiam entrar.
Minha opinião é que em dias de sol vale muito a pena, pois é bem barato e pode-se achar uma boa vista, mas é como acampar, você vai ter que achar um bom lugar, sentar-se na terra e torcer para que não chova. Importante também chegar cedo, para pegar um bom local, e por isso eu já estava ali desde as 8h, sendo que a corrida só começaria as 14h. Minha vista pegava a última curva do circuito e também a entrada para os boxes.
Pois bem, primeiro, assisti a fórmula Porsche.
Em seguida, uma corrida de fórmula Renault 3.5, por uns 45 min.
Depois, perto do meio dia, começou o desfile dos pilotos, que passeiam de caminhão aberto saudando o público.
Enquanto iam para os boxes, deu pra ver o Massa dando entrevista pra Mariana Becker da Globo.
E às 14h, finalmente a corrida. As ultrapassagens e acidentes ficaram um pouco longe, mas era muito legal (e ensurdecedor) ver os carros acelerarem ao máximo ao iniciar a reta.
O pega entre Massa e Rosberg no início.
O Schumacher quebrou um pouquinho antes dos boxes, na Rascasse e peguei o carro dele sendo empurrado para os boxes.
No final, de longe deu ainda para ver um pouco do acidente do Petrov e toda a movimentação para o resgate (detalhe para o carro da Toro Rosso sendo içado).
E essa foi mais uma experiência, do blog Todo Lugar para você.
Dicas:
Como tudo em Mônaco é extremamente caro na época do GP, considere ficar em alguma cidade vizinha, como Nice. O transporte de trem por toda a Côte D'Azur é muito bom e regular.
Ficando no setor Rocher, não esqueça de levar água e um lanchinho, a espera é grande.
No mais, aproveite o post e compare o barulho dos motores dos carros de GP2 e F1 nos vídeos.

Vrrruuumm! (e desculpem o post gigante...)

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal seu post. Eu pretendo ir ao GP de Monaco esse ano (2013) e assistir do "Rocher". Vi q pelas filmagens e fotos da pra ver legal a corrida. Vc deu muito zoom na filmagem e fotos, ou se enxerga bem os carros?

Paulo disse...

Valeu cara.
O blog está meio parado, estou de volta ao Brasil, mas voltando ao assunto, vale muito a pena ir ao Rocher. Eu acho que é o ingresso mais barato de todas as corridas da temporada.
Dá pra ver bem os carros, mas não dá pra ver a largada. Dependendo de onde você se senta dá pra ver os boxes também.
A dica é chegar bem cedo, achar um bom lugar para se sentar(no chão, pq lá não tem cadeira), levar água e comida e aproveitar todas as atividades do dia.