quarta-feira, 22 de junho de 2011

Bologna de uma nova perspectiva

Bologna já foi chamada de La selva turrita, devido ao grande número de torres que existiam na cidade. Na época medieval, por volta dos séculos XIII e XIV, um grande número de torres foram construídas, com relatos históricos indicando uma contagem próxima de 180. O propósito das construções nunca foi bem definido, alguns historiadores indicavam busca por status entre ricas famílias, outras como forma de proteção e ataque durante um período de guerras.

O que é certo é que hoje em dia, restam por volta de 20 torres espalhadas pela cidade, e as mais famosas, constituem o centro da mesma.

As torres Garisenda e Asinelli são chamadas Due Torri, ou duas torres, e são um símbolo da cidade. A primeira é inclinada e mede cerca de 48 metros e a segunda atinge 97 metros. Na torre mais alta se é possível subir e olhar a cidade em volta, e como não havia feito isso da primeira vez que morei aqui, agora era a hora. O interior conta com uma escada de madeira, muito antiga que leva ao topo. E são muitos degraus, o que torna uma subida bem difícil (mas bom para fazer exercício...) No caminho, pequenas aberturas permitem uma vista da cidade de um ângulo diferente. Do alto, a cidade de Bologna. As vias Rizzoli e Ugo Bassi, ruas centrais da cidade vistas de cima... ...e de 97 metros abaixo, a altura dos olhos. A torre vizinha Garisenda, do alto. E por hoje é só. Até a próxima!

Nenhum comentário: