sábado, 4 de junho de 2011

Nice

Já é chavão dizer que Nice é nice (numa tradução livre do inglês: Nice é legal, agradável). Porém é a verdade. A cidade é a segunda maior na província francesa dos Provance-Alps-Côte D'Azur e é uma cidade linda, banhada pelo Mediterrâneo, que oferece belas vistas.
Na história já pertenceu a Itália que a chamam Nizza, mas de longa data se especializou como um centro turístico. Nice é domínio francês desde 1861.
Na orla da praia, a Promenade des Anglais ganhou esse nome devido aos primeiros turistas que se instalaram no local. É uma área extensa onde pessoas caminham, correm, passeiam de patins e bicicletas e fazem exercícios.
Apesar de ser uma cidade grande, o centro histórico pode ser totalmente percorrido a pé, e mostra as características do local em tempos passados. Igrejas barrocas, ruas estreitas e de pedra.
A praça principal da cidade, chamada Place Masséna, concentra artistas noturnos que buscam entreter os turistas.
A praia é de pedras, sem areia. Porém, se isso pode ser visto como uma desvantagem, proporciona pelo menos uma vista linda da água, que por não ter movimento de areia se apresenta límpida e transparente, garantindo uma bela paisagem azul. Você pode escolher entre a praia pública ou praias particulares onde se pode alugar cadeiras e guarda sol, e ter atendimento de bar e restaurante a beira mar.
Paralela a praia, uma rua acima da Quai d'Estat Unis (que é a avenida adjacente a promenade), fica a Cours Saleya. Uma rua charmosa que oferece uma enorme variedade de restaurantes, a maioria de frutos do mar, para turistas em geral numa rua onde não circulam carros. Vale a visita mesmo sem fome.
Mas o bom mesmo de Nice é o fato de ser o ponto central da riviera francesa, de onde facilmente se pode ir a Monaco, Cannes ou St. Tropez. A grande rede de hotéis da cidade ajuda e o trem que atende a região é um espetáculo a parte, sempre margeando a costa, proporciona vistas magníficas durante a viagem.
Dicas:
Para chegar, pode-se usar o aeroporto de Nice Côte D'Azur, o maior da região, ou vir de trem do norte e oeste da França ou Itália (como eu fiz). Da cidade italiana na fronteira (Ventimiglia) a Nice, são 40 min de trem TER e custa 6.20 euros.
Agora, se você já tem seu iate, pode atracar diretamente no porto de Nice também. Estacione aí embaixo.
Fiquei em um hotel já na saída da estação de Nice Ville, uma ótima localização para quem viaja de trem. Se chama La Belle Meuniere, e não tem nada de especial, não é ruim, nem muito bom, na média. A boa é que oferece opções para todos os bolsos, desde mochileiros a viajantes em geral.
Para comer, se tem a Cours Saleya e inúmeros restaurantes, ou os mesmos fast foods de sempre, espalhados por toda a cidade.
À Bientôt!

Nenhum comentário: