A capital da Hungria nem sempre foi uma só cidade. Antes de 1849 era separada pelo rio Danúbio em duas, Buda, na margem direita, e Peste, na esquerda. Budapeste é a maior cidade da Europa Central, com cerca de 2 milhões de habitantes e tem origem em uma cidade romana do primeiro século, chamada Aquicum.Nesse último feriado de Pentecostes, fomos visitar a cidade, eu e mais 3 amigos e conhecer um pouco da cultura e do povo húngaro. Aqui, pulamos de alegria na praça dos heróis.
O principal ponto da cidade é sem dúvida o rio. O Danúbio é o maior rio da Europa e corta a cidade. As principais atrações turísticas se encontram em volta dele. Grande importância tem S. Estéfano, primeiro rei da Hungria cristã, e sua igreja é a maior da cidade.
Na beira do rio, também ficam o parlamento, o maior prédio no seu estilo em toda Europa, e um dos grandes mercados municipais, no lado Pest.

O mercado em dia de movimento.
O principal ponto da cidade é sem dúvida o rio. O Danúbio é o maior rio da Europa e corta a cidade. As principais atrações turísticas se encontram em volta dele. Grande importância tem S. Estéfano, primeiro rei da Hungria cristã, e sua igreja é a maior da cidade.As pontes que cortam o rio, são a alma da cidade, e foram responsáveis por unir as duas partes. A mais famosa é a ponte das correntes, a primeira a ser construída sobre o Danúbio.