A Serenissima Republica di San Marino, é o terceiro menor país independente da Europa, depois do Vaticano e Monaco. O país que fica dentro da Itália, é a mais antiga republica do mundo. Foi fundada por Marino, em 301 d.C., no monte Titano. Hoje, é governada por Capitães Regentes, eleitos a cada 6 meses entre os representantes da comunidade de 9 municípios. O pequeno país, depende fortemente do turismo e por isso abriga lojas tax-free.
Estivemos visitando a cidade capital, San Marino, no cume do monte Titano. A cidade é medieval, com ruas estreitas, escadas, fortificações e muros.
A piazza della Libertà, em frente ao palácio publico reúne as principais manifestações da nação e tem uma bela vista das redondezas. ![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9Jgw5jzSyLbw8yN1vn278CjZqTDNKxRcH62L_MOHUyfRwJ3sFl0vfGhLdxUjEAEk4WjaJ9IXQ_ffT4m1eVVr3fTqHi_zxeK40L9DXOIiN4Xr5nV-EBqUKa7UsEOrnyDmRolUtMmPF158e/s400/SDC15459.JPG)
As paisagens são lindas e em dias claros se vê o mar Adriático.
Na bandeira de San Marino, azul e branca, está o brasão nacional, composto por uma imagem com 3 torres, que estão incrustadas na montanha. A primeira torre, a mais antiga, do séc. XI é a Rocca Guaita, uma fortaleza.
A segunda, Rocca Cesta, também uma fortaleza, mas do séc. XIII.
A terceira, que somente pode ser visitada externamente é uma torre de avistamento, ou vigília e foi muito importante em épocas de conflitos.
Os caminhos nevados não dizem a realidade do passeio. O clima estava agradável e a neve só ajudou para as paisagens ficarem mais bonitas.
Entre a capital San Marino, e outro município, Borgo Maggiore há um serviço de Funivia (bondinho), que mostra uma paisagem indescritível. ![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTvbz9OKAGbh2LVo-mZBnsYjx17iz-2YMzBFydJ4ENKlPoizusIPAk0EirVZa6d-g3-67aQacSWcfr7sHSK_IxdUkUY7mIxzT47quv_yfSWjgH-QD_fNXNn0BE4vzfQza5NxxevXVzvZys/s400/SDC15717.JPG)
A republica abriga ainda diversos museus e atraçoes culturais, porém a maioria delas no período de verão.
Sem duvida nenhuma, apesar do pequeno tamanho, San Marino vale a visita pela beleza da cidade e as paisagens de tirar o fôlego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário