quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Bevere 4

Cerveja tem de tudo que é tipo e gosto, mas tem uma que é famosa por ser diferente, e no Brasil, difícil de achar. É a Guinness. Essa cerveja irlandesa, feita em Dublin é mundialmente famosa não pela bebida, mas por um livro de curiosidades, o livro dos recordes, que nasceu em 1954 por idéia do então presidente da cervejaria como um material para consulta nos pubs ingleses e irlandeses.
Mas falando da cerveja, sempre me encantou, desde a primeira vez que a provei em 2006. É forte, escura e você pode sentir o gosto da torrefação do malte. Mas é ao mesmo tempo cremosa e quando servida gelada, muito gostosa e até refrescante. É uma cerveja do tipo Stout e como diferença inclui o fato de ter nitrogênio para criar algumas das bolhas (as menores, que formam a espuma mais cremosa e garantem a pressão de envase).
Eu já achei duas versões, a pressão, servida como "chopp", e a lata, de Guinness original. Para mim não tem comparação, a bebida consumida em um pub, de um keg a pressão é muito superior a enlatada, apesar desta não ser ruim. Acho que o ambiente, a temperatura correta e principalmente a espuma, fazem toda a diferença.E nesse ano, já provei as duas! Em um pub irlandês de Oslo, junto com o amigo Jorgen, já que a Tati resolveu desperdiçar a chance com uma Corona (?!!), tomamos alguns pints. Já em Londres, provei a versão em lata, a Guinness original, que apesar de não ter o mesmo sabor da outra, valeu a experiência, afinal estávamos na terra deles, ou pelo menos no Reino Unido.No pub, custaram 74 coroas norueguesas, e a lata, num mercadinho, pouco mais de 1 libra. Sei que alguns de vocês perguntaram sobre os valores das cotações, mas coloco o valor original pra estimular a pesquisa... hahaha... ou porque sou chato mesmo...

Hummm... Já deu sede... Até!

Nenhum comentário: