terça-feira, 20 de outubro de 2009

Firenze - Florença

Do último fim de semana vêm fotos novas de outra cidade italiana: Firenze.
Essa cidade, na região da Toscana, tem um forte estilo medieval e um gigantesco apelo cultural. Por lá passaram os grandes nomes do Renascimento, como Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Donatello e todas as outras tartarugas ninjas.
Fomos no domingo e estava cheio de turistas, como sempre parece estar, e não conseguimos ir ao melhores museus, mas o passeio pela cidade valeu a viagem.
Na piazza del Duomo, ficam a Catedral, o Batistério e a torre do sino. Todas essas construções são verdadeiras obras de arte e fascinam só de olhar.Abaixo a Catedral de S. Maria del Fiore.
A torre do sino (Campanile), é um projeto de Giotto, que morreu antes de terminar a torre e deixou o trabalho para outros artesãos. Tem 84 metros de altura e 414 degraus até o topo (que não visitamos). O Batistério é a construção que ocupa a frente da Igreja, e é talvez uma das mais antigas construções de Firenze. Reconstruído no séc. XI, tem como particularidade suas portas, que foram esculpidas após o artista Ghiberti vencer um concurso promovido por um rico mercante em 1401. Após terminar as portas Norte, seu trabalho foi tão bom que foi convidado a fazer as portas do Leste, com a frente para o Duomo. O resultado é magnífico, e Michelangelo, ao ver o trabalho disse que aquela poderia ser a porta do Paraíso. Desde então são chamados de Portões do Paraíso.

A ponte Vecchio é a mais antiga ponte sobre o Rio Arno, e foi muito importante para o desenvolvimento da cidade. Hoje, é repleta de lojas de jóias e artefatos de ouro, que assustam os turistas comuns (ou pobres...)

Ao redor da Piazza della Signoria, fica o Palazzo Vecchio e uma grande coleção de estátuas e cópias de grandes obras, como o David de Michelangelo.
O Palazzo Pitti, outra construção antiga, do outro lado da ponte, também abriga museus e coleções de artes. A fachada impressiona pelo tamanho e por ser elevado acima do nível da rua.

Então é isso, a flor da toscana vale a visita e a região vale a pena...

Se vediamo doppo.

Um comentário:

Bit disse...

Q linda da cidade q eu vou morar, hehehehehehehe tao passeando mto heim, qdo tiver lah vc vao d novo neh, hehehehehhe bjos pra vc to com saudade.